Ne 13:1-9 QUANDO O TEMPLO É INVADIDO PELO INIMIGO | Pastor Wanderley Carceliano

Mensagem

Ne 13:1-9 QUANDO O TEMPLO É INVADIDO PELO INIMIGO

Publicado: abril, 2017

Neemias foi um homem muito importante para Israel. Depois dos 70 anos de exílio na Babilônia, Deus usa Neemias para a restauração da cidade de Jerusalém.

Neemias é um copeiro. Mas ele não é apenas um copeiro ou um garçom, ele é o copeiro do homem mais poderoso do planeta… Ele serve diariamente o rei Artaxerxes, o regente da média pérsia.

O Domínio Persa foi um domínio brando se comparado com os Assírios, ou com a escravidão no Egito… O imperador persa dava liberdade inclusive de religião para os judeus servirem a Deus da forma como achavam melhor, é nesse período que nascem as sinagogas… Assim, muitos judeus haviam voltado para a terra santa, e viviam nas ruínas de Jerusalém, em situação realmente difícil, mas orando por uma restauração.
Um dia depois de receber uma notícia horrível sobre a situação dos seus irmãos que voltaram do exílio, Neemias decidiu orar sobre o que poderia ser feito a respeito de tudo que estava acontecendo em Jerusalém.

Ele falou com o rei, sobre a possibilidade de ir para Jerusalém e trabalhar pela restauração da cidade, e o rei além de permitir sua partida, ainda fez investimentos consideráveis no projeto de revitalização da cidade de Jerusalém (2:8), além de uma mobilização internacional para que a cidade pudesse ser reerguida em paz.

Mas durante todo processo de restauração, Neemias teve que enfrentar opositores que não eram judeus portanto não estavam interessados na revitalização da cidade, dos muros e menos ainda do templo do Senhor.

Os líderes dessa oposição eram Sambalate e Tobias. Sambalate era Horonita (de Moabe ), e Tobias era Amonita (Tanto Moabe quanto Amom, eram filhos bastardos de Ló que ele teve com suas próprias filhas Gn 19:30-38).

Por não serem considerados de fato hebreus, eles não se davam bem com os judeus de forma geral.

Por isso quando Neemias começa a trabalhar para que a cidade pudesse ser reerguida, eles começam a se opor a essa reconstrução.

Mas a reconstrução acontece, e em 52 dias os muros estão prontos. Deus levanta outros homens nesse contexto para cuidar do Templo, das casas, em aos poucos Jerusalém volta a ser uma cidade de novo.

A religião vai sendo reestabelecida, e os Moabitas, e Amonitas que tanto se opuseram aos projetos de Deus, agora estão oficialmente proibidos de fazer parte da congregação do Senhor.

Porém o sacerdote Eliasibe que presidia a câmara da casa de Deus (Ne 13:4), tinha se tornado sogro de Tobias. E tinha acomodado Tobias dentro da câmara do Templo do Senhor.

1- TODA RESTAURAÇÃO TEM OPOSIÇÃO.

A- Todo homem que abraça a fé em Cristo Jesus passa por oposições. Quando Neemias decidiu edificar a cidade, muita gente não aprovou.

B- É impressionante, mas mesmo quando se trata de uma coisa boa, onde não se trata de prejuízos, ou ofensas para terceiros, ainda assim muita gente se coloca contra a nossa decisão de reconstruir (Ne 2:10,19).

C- Todo Cristão passa por oposições… Muito embora somos o maior país Cristão do mundo, nossa própria família (que se diz cristã) se opõe quando decidimos servir a Cristo (Mt 10:34-36).

D- Na realidade todo Crente genuíno, passa por perseguições. E infelizmente muitos deles tem sucumbido, caído, prostrando-se diante dos opositores da Obra de Deus.

2- NÃO DEIXE QUE O INIMIGO ENTRE NO SEU TEMPLO.

A- No Novo Testamento, o Templo não é mais o lugar onde as pessoas vão, mas sim o que elas se tornam… Isso mesmo, na nova Aliança a Casa de Deus somos Nós!

B- E quando buscamos restaurar esse Templo, também enfrentamos muitas oposições… Essa afrontas vem do lado de fora, para tentar impedir que a restauração aconteça… Por isso a gente ora, a gente chora, a gente lê, a gente se aconselha, a gente busca, a gente olha para Cristo!

C- Mas nesse caso, o sacerdote (Eliasibe) acabou se tornando parente de Tobias… Tobias agora vai regularmente na casa de Eliasibe… Tobias agora entra no banheiro de Eliasibe… Tobias agora tem acesso livre à casa do sacerdote… Tobias (o opositor) agora tem um lugar garantido na casa do próprio sacerdote!… E o que podemos fazer aqui, se em sua própria casa você recebe os opositores? O que a Igreja pode fazer quando em sua própria cozinha Deus não está sendo honrado? O que um pastor pode fazer aqui fora, se lá dentro o opositor tem lugar fixo garantido?

D- Essa é a situação de muita gente hoje… Acolheram o inimigo dentro de suas paredes. Receberam o inimigo dentro do seu território… Se aparentaram com o opositor (que odeia a obra de Deus), e o deram um lugar de destaque!

E- O que você realmente espera ao oferecer para Deus algo como 2×8 horas por mês = 16 (horas das 720 do mês)… Mas permitem que o OPOSITOR reine em sua intimidade nas 704 horas restantes. São 8.448 horas com o opositor contra 192 horas ouvindo sobre Deus (apenas OUVINDO).

3- NÃO TEM COMO SER EDUCADO QUANDO O INIMIGO SE INSTALA DENTRO DO TEMPLO.

A- Neemias chega de viagem e fica sabendo do que aconteceu (Ne 13: 7-9).

B- Neemias sem cerimônias entra dentro da Câmara onde está o Tobias, e põe tudo pra fora!

C- Não tem como ser educado quando a sua salvação está em jogo, quando o sem Templo está tomado… Você preciosa tomar decisões drásticas! (Jesus fez isso)…

D- Tobias viu que perder para a restauração… Ele viu que não tinha mais jeito… Ele viu que não adiantava mais criticar… Ele viu que não adiantava mais difamar… então ele mudou a estratégia… Ele conseguiu se APARENTAR com o sacerdote (com quem presidia), e aos poucos foi entrando, entrando… até que estava instalado confortavelmente no Templo! Agora não precisa mais se opor… Ele já está lá dentro!

E- Até quando você vai andar com um opositor dentro do templo?
Tem muita gente que infelizmente sofreu pra conseguir reconstruir o templo e até mesmo o Tobias se levantou ferozmente, e hoje de que valeu tanto esforço ?
Sendo que você deixou esse Tobias entrar no seu templo, e participar de tudo relacionado ao templo.
Mas que nessa manhã a mesma unção que Neemias teve e a autoridade que ele teve para expulsar esse Tobias do templo, que possamos nós hoje expulsarmos do nosso templo (vida) todos os Tobias que entraram para ocupar o lugar das mobílias do Senhor no templo.
Tobias representa tudo aquilo que ocupa o lugar das coisas de Deus em nossa.
Mas Não se preocupe Neemias está voltando para expulsar esse Tobias.

Pr Rafael Pereira
AD Belém em Pouso Alegre MG


Comentários no Facebook